Série Doutrinas – O Que a Santa Ceia Significa Para Mim

A Ceia do Senhor – A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Salvador. Nessa experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo. Participando da Ceia, proclamamos alegremente a morte do Senhor até que Ele volte. A preparação envolve o exame de consciência, o arrependimento e a confissão. O Mestre instituiu a cerimônia do lava-pés para representar renovada purificação, para expressar a disposição de servir um ao outro em humildade semelhante à de Cristo e para unir nossos corações em amor. O serviço da comunhão é franqueado a todos os crentes cristãos. – Crenças Fundamentais, 15

No que concerne à Ceia do Senhor, os adventistas não aceitam a idéia de que os emblemas do pão e do vinho se transformam no próprio corpo e sangue de Jesus. Cremos que essa interpretação coloca um excessivo significado no pão e no vinho. Mas será que evitando um extremo não poderemos cair no outro: ver pouco significado nesses emblemas alimentares?
Na realidade, a Santa Ceia é um evento rico em significação e experiência que vai muito além do simbolismo. Ela reforça os laços que me unem a Deus e aos cristãos com os quais me relaciono. Ela me alimenta – do contrário eu ficaria espiritualmente enfraquecido e subnutrido a ponto de morrer.
A Ceia do Senhor é um memorial e um testemunho. E, muito mais que isso, é a ocasião em que o crente se encontra com Aquele em quem crê, e se satisfaz. Ao vir à mesa da comunhão, encontro a paz e a segurança.

A Última Páscoa
A Santa Ceia deriva seu significado da morte de Jesus Cristo e de certos comentários que Ele fez ao celebrar a última páscoa com Seus discípulos. Para os israelitas, a páscoa lembrava o livramento do Egito. Na primeira páscoa, Deus fizera um concerto com Seu povo; da mesma forma, Cristo coroou Sua última refeição com os discípulos com um concerto. Só que essa última refeição marcou o fim da páscoa e o início de uma nova celebração – a Ceia do Senhor.
Todos os três evangelistas sinóticos (Mat. 26:26-29; Mar. 14:22-25; Luc. 22:15-20) registraram as palavras ditas por Cristo na ocasião em que instituiu a Ceia. O mesmo fez Paulo em I Coríntios 11: 23-25. Ao mesmo tempo que todos concordam no relato básico, cada um por sua vez complementa o outro com detalhes. Paulo, Marcos e Mateus se referem ao concerto. Marcos fala do sacrifício substitutivo de Cristo (“em favor de muitos”); Mateus vai mais longe, acrescentando a idéia da “remissão dos pecados” através da morte de Cristo. Paulo nos brinda com o conceito da Ceia do Senhor como “memorial” da morte de Jesus. Assim, podemos perceber que a igreja primitiva celebrou a Santa Ceia como uma “instituição” carregada de diversos significados.

Lavaram Seus Pés
Antes de avançar muito em nossos pensamentos, vamos rememorar um pouco os acontecimentos que cercaram a última páscoa de Jesus com Seus discípulos. Eles vieram completamente despreparados. Ao mesmo tempo “sabendo Jesus que era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai” (João 13:1), a atitude dos discípulos só acrescentava angústia a Jesus. Judas fizera um pacto secreto para trair a Cristo. Os demais discípulos estavam preocupados com a grandeza pessoal. Cobiça. Enquanto isso, a água, a bacia e a toalha, sobravam ali num canto. Nenhum discípulo expressou o desejo de servir.
Ao invés de repreendê-los, Jesus, num ato de amor, tomou a bacia e a toalha e passou a lavar os pés dos discípulos. Para o Criador do Universo e Salvador da humanidade isso não era nenhuma novidade. Muito tempo antes, escolhera Ele o papel de servo, trocando toda a dignidade pela humilhação e serviço (Filip. 2:5-8).
Esse ato abriu os olhos dos discípulos. Perceberam o espírito de que estavam possuídos. Ao chegar a vez de Pedro, ele não quis participar. Jesus teve que dizer: “Se Eu não te lavar, não tens parte comigo.” João 13:8. Na realidade, Ele estava dizendo: “Pedro, o que Eu quero não é exatamente lavar os seus pés, mas trazê-lo para mais perto de Mim. O que você mais precisa é da purificação celestial, aquela que muda o coração.” (Ver O Desejado de Todas as Nações, pág. 646)
E Pedro começou a entender. Começou a ver “quando Jesus Se cingira com a toalha para lhes lavar o pó dos pés, desejava, por aquele mesmo ato, lavar-lhes do coração a discórdia, o ciúme e o orgulho”. – Ibidem. Todo que vem à mesa do Senhor necessita essa experiência. Por essa razão, Jesus disse: “Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também.” João 13:15.
Faz parte da nossa natureza zelar por nós mesmos, chamar a atenção, levar os outros a reconhecer nosso valor. Mas, pela ordenança do lava-pés, nosso Senhor ensina-nos uma melhor forma de viver. Mostra-nos uma humildade que dá mais crédito e atenção aos interesses dos outros ao invés do constante favorecimento próprio (Filip. 2:3 e 4).
Com boa disposição, exame de consciência e oração, devemos participar do lava-pés antes de chegarmos à mesa do Senhor. É a preparação da nossa mente para fruirmos a comunhão.

Um Símbolo do Evangelho
É claro que Jesus e Seus discípulos celebraram a páscoa juntos anteriormente. Mas essa ocasião foi diferente. Jesus sabia que seria a última páscoa para eles; na realidade, não precisariam mais dela.
Seus seguidores tinham que entender que haviam presenciado o despontar de uma nova e diferente era. A entrada era o próprio Cristo, e o início seria provocado pelos eventos que se dariam em seguida. Então, Jesus modificou a refeição pascal para outra que representasse melhor Sua morte, ministério e missão.
A nova refeição – a Ceia do Senhor – então significa o próprio evangelho. Ou seja:
1. As dificuldades e dores da existência humana não trazem qualquer solução em si mesmas. O destino ou o acaso também não ajudam nada. Não temos poder algum para nos livrar a nós mesmos. Somente Cristo pode fazê-lo. Ele proveu a chave para o nosso livramento ao dar a Sua própria vida – “o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos”. Mar. 14:24. Essa é a solução de Deus.
Ao chegarmos à mesa da comunhão, assumimos que também para nós esse é o caminho aceito. Demonstramos nossa receptividade e gratidão em face da solução divina.
2. Em virtude da solução divina, deixamos de ser estrangeiros e desamparados pelos caminhos da vida. Agora, temos um lar. Somos filhos. E também não temos que nos envergonhar de nós mesmos. Ou seja, nossos pecados foram perdoados (Mat. 26:28) e a Ceia do Senhor confirma isso. Da mesma forma que o próprio perdão, a Santa Ceia é um dom de Deus a Seus filhos.
3. Pelo partir do pão e participar da refeição com nossos irmãos e irmãs, confirmamos nossa filiação a uma família. Essa família é o universal corpo de Cristo. Isso é o que Paulo tinha em mente, quando disse: “Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.” I Cor. 10:17.
A refeição une aqueles que se assentam ao redor da mesa. “Todos Me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, … pois, perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais Me lembrarei.” Jer. 31:34. A santa refeição expressa a comunhão do novo concerto.
4. Ao participar dos alimentos, participamos também da proclamação das verdades centrais do evangelho: a morte sacrifical de Jesus Cristo e nossa crença na Sua segunda vinda (I Cor. 11:26; Mat. 26:29). Tanto Jesus quanto Paulo procuram dirigir o nosso olhar e expectativa para esse glorioso momento da história. Na igreja primitiva, a celebração da Santa Ceia certamente terminava com a exclamação: Maranata – Vem, Senhor! (I Cor. 16:22).
A Ceia do Senhor coloca o crente entre a morte de Cristo e Sua volta, como que dependendo de ambos. E nisso reside toda a segurança e esperança.
Através do Espírito Santo, o Cristo ressurreto está verdadeiramente presente à Santa Ceia. Nessa ocasião, “Cristo Se encontra com Seu povo, e os revigora por Sua presença”. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 656. Por isso, entender a refeição pascal meramente como um símbolo para auxiliar a memória ou como um instrumento pelo qual o crente torna público o seu testemunho diminui enormemente o verdadeiro significado da Ceia do Senhor. A refeição é, de fato, um encontro entre o Salvador ressurreto e a pessoa que nEle crê. A graça derivada da celebração da Santa Ceia é a graça da presença de nosso Senhor. Que ninguém subestime o poder para a renovação espiritual que advém pela presença de Cristo (João 6:54 e 57).

Quem Pode Participar?
O princípio “todo o que tem sede venha” pode ser aplicado à Ceia do Senhor. Todo aquele que crê que a única solução para a humanidade vem através de Cristo; todo aquele que deseja sinceramente a purificação, aceitação e fortalecimento por Cristo, pode se achegar à Sua mesa. A Ceia é tão aberta quanto possível.
Sentimentos de insuficiência podem levar um pecador arrependido a concluir que ele não pode se aproximar da mesa do Senhor. Mas a pessoa que sente sua necessidade, que tem fome e sede, é exatamente quem o Senhor convida para que venha, coma e beba.
Participar da mesa da comunhão também não deve ser motivo de exaltação própria. Ao contrário: “Quanto mais contemplarmos a cruz de Cristo, tanto mais adotaremos a linguagem do apóstolo quando disse: ‘Longe esteja de mim gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.’ Gál. 6:14.” – Ibidem, pág. 661.
Nem deveríamos nos surpreender vendo pecadores vindo à Santa Ceia. Quem somos nós para julgá-los? “Deus não deixou aos homens dizer quem se apresentará nessas ocasiões. Pois quem pode ler o coração?” – Ibidem, pág. 656. O tratamento dado por Cristo a Judas nos ensina que identificar o “trigo” e o “joio” não é importante para a Santa Ceia. Se uma pessoa se acha em condições para vir, ela está convidada.
Veja que Paulo diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.” I Cor. 11:28; cf. I Cor. 5:11. Acho que o único motivo para a exclusão da Ceia do Senhor é a descrença e a prática de uma vida que negue abertamente a Jesus Cristo (I Cor. 16:22). Mas esse é um assunto que cada pessoa deve resolver a partir de um exame de consciência. Deveríamos olhar os outros com a mesma generosidade e amor com que Cristo nos trata.
O dom da Santa Ceia deveria despertar em nós alegria e expectativa pela participação. É um ponto alto de nossa experiência cristã que proporciona a segurança necessária para seguir em frente, firme e regozijante, pela luz salvadora da cruz. De que outra forma poderíamos saciar nossa fome e mitigar nossa sede?

Por Jan Paulsen – Ex-Presidente da Associação Geral

Estudo Bíblico – A Ceia do Senhor
1. Como Jesus instituiu a ordenança do lava-pés? João 13:14, 15 e 17.
2. Como Jesus valorizou os ingredientes da última ceia? I Cor. 11:24 e 25.
3. O lava-pés lembra a necessidade de purificação regular. João 13:10.
4. O lava-pés lembra a atitude de perdão. Mat. 6:14 e 15.
5. O lava-pés lembra o exemplo de humildade de Cristo. João 13:4 e 5.
6. Qual o alimento espiritual do cristão? João 6:53 e 54.
7. O que simboliza o pão da Ceia? João 6:35; Mat. 26:26.
8. O que simboliza o suco da uva? João 15:1; Mat. 26:27-29.
9. Que mensagem proclamamos durante a Ceia? I Cor. 11:26.
10. Que cuidados devemos ter nessas ocasiões? I Cor. 11:27 e 28.

About these ads

Sobre IASD Andradina

Blog do Distrito de Andradina da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Esse post foi publicado em Adoração, Adventismo, Comportamento, Crenças Fundamentais, Discipulado, Estudos Bíblicos, História da Igreja, Missão e Evangelismo, Nossa Herança, Relacionamento, Vida Cristã e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s