Sermão – Fé, o Segredo da Vitória

Fé, o Segredo da Vitória

Introdução

“Tudo posso nAquele  que me fortalece” (Fil. 4:13).

Uma fé viva em Cristo é essencial para obter e manter uma experiência no Senhor que trará crescente satisfação nesta vida e livramento deste mundo quando Cristo voltar.

Portanto, “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Heb. 11:6) e “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5:4).

Deus tem dado uma medida de fé a cada um. Fé é um Dom de Deus a todos os homens – ricos e pobres, grandes e pequenos, livres e escravos, sábios e simples.

É dever dos homens nutrir e exercitar esta fé. Embora sendo pequena como um grão de mostarda, ela pode crescer e ser usada para remover as montanhas do mal e construir templos de justiça. No entanto, o importante não é apenas ter fé, e sim, o objetivo da verdadeira fé.

Fé em Deus, em Cristo, nas promessas das Santas Escrituras e em todos os planos de Deus – eis o que necessitamos.

Como pode um pecador tornar-se justo?

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rom. 5:1).

Se você ler a história do fariseu e do publicano (Luc. 18:9-14) notará que o publicano procurava o perdão dos pecados. “Ó Deus, sê propício a mim, pecador” clamava ele. Jesus comentou sobre a sua atitude: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa”.

Em outras palavras, o “perdão” que o publicano buscava, Jesus chamou de “justificação”. Isto inclui também o gracioso dom da justiça que Deus credita ao pecador arrependido, pela simples razão dele não possuir nenhuma justiça por si mesmo.

Esta possibilidade existe graças à vida justa de Cristo.

Alguém pode ter sido ímpio, mas pela fé ele pode ser considerado como justo. Quando um ímpio passa a ser considerado justo, ele é “justificado”. É perdoado de todos os seus pecados passados, e Deus dá-lhe o crédito de uma pessoa justa (por meio de Cristo).

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9).

A purificação da injustiça é pelo sangue de Cristo. O pecador está condenado à morte eterna por causa da violação da Lei de Deus. Um pecador morrer em lugar de outros pecadores não seria válido. Nenhum anjo poderia morrer para salvar o homem. Sendo a lei divina tão sagrada quanto o próprio Deus, apenas um igual a Deus poderia fazer expiação pela sua transgressão. Por isso Jesus veio, viveu uma vida sem pecado, “morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (I Cor. 15:3).

Vamos então exercitar a fé no sangue de um Cristo justo, cuja vida justa responde por nossa injustiça e nosso passado injusto.

“O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37). Todo aquele que quer, pode ir a Cristo, e quem O procura com sinceridade não será desprezado.

Na conversão Cristo satisfaz os reclamos da Lei sagrada e imutável, creditando Sua justiça ao pecador. O passado é perdoado, não porque o pecador tenha obedecido a Lei de Deus, mas apesar do fato de não ter obedecido (ver Rom. 3:28).

Deus oferece o dom do perdão gratuitamente. Nossa parte é exercitar a fé ao ponto de recebermos o dom. Esta é uma definida ação espiritual – e uma transação. Nós damos a Deus os nossos pecados e Ele nos dá o perdão.

Somos perdoados. Podemos então ser filhos obedientes, cumprindo tudo aquilo que o Senhor determina. Esta vida de vitória começa pela fé na justiça de Cristo. Ela finda pela fé na justiça de Cristo.

É Cristo – Cristo – Cristo – primeiro, por último, e sempre. Só Ele é o Salvador, no início, através da vida, e na morte.

Que novo relacionamento o cristão experimenta?

Sem reservas, o seguidor de Cristo lhe dirá, como fez Tomé: “Senhor meu e Deus meu” (João 20:28).

Jesus tem o direito de ser honrado.

Como nosso Senhor e Mestre, Jesus convida-nos a segui-Lo. “E disse-lhes: Vinde após Mim… então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram” (Mat. 4:19-20).

Muitos ouvem as boas-novas da salvação, mas não as recebem com alegria. Eles querem escapar do mal e do sofrimento; eles têm visões das belas mansões que poderiam ocupar para sempre. Mas não se entregam a Cristo e nem O seguem. Não podem considerar a Jesus como Seu Mestre e Seu Senhor.

Jesus deixou o Céu, veio até aqui, tudo sofrendo para que pudéssemos ganhar o Céu. E aqueles que de todo o coração aceitam esse sacrifício, deixarão este mundo e seguirão o Salvador. Isto significa sacrifício, mas pense na promessa: “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe… por causa do Meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna” (mat. 19:29).

Deus recompensa a todos que lhe são fiéis.

Qual é o segredo do poder espiritual?

O próximo passo é ter fé em Cristo como um Salvador vivo, capaz de livrar-nos do poder do pecado. Aprender isto é descobrir o segredo do poder espiritual. Não é suficiente crer na morte de Cristo. Devemos crer que Cristo é um Salvador vivo e Todo-poderoso, que trará vitória sobre o pecado através do Seu Espírito. Tudo isso é possível através de Sua vitoriosa ressurreição.

Conclusão

Aqui estão três promessas de poder:

“Jesus, aproximando-Se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade Me foi dada no Céu e na Terra. …E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mat. 28:18-20).

“Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai; permanecerei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Luc. 24:49).

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8).

Este poder, como todas as outras bênçãos, vem através de uma fé ativa. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I João 5:4).

Revista do Ancião / Jan – Mar 2004

About these ads
Esse post foi publicado em Sermões e Devocionais, Vida Cristã e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sermão – Fé, o Segredo da Vitória

  1. Luciano Rezende Lopes disse:

    dixai vir amim todos os pequeninos pois dela sao o reino de Deus….

  2. bruna silva disse:

    porque deus amou o mundo de tal maneira que deus seu filho unigênito para que todo que nele cre não pereca mais tenha vida eterna!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s